A Primeira Iniciativa
No dia 01/08/1955 na residência do casal Zulmira e Arsênio nascimento Martins, reuniram-se as seguintes pessoas: Alberto Pansolin, Rosa Pansolin, João Pansolin, João Moscov, Glória Ribeiro, Lauro Ribeiro, Herondina Ribeiro, João Simeniuck, Tereza Simeniuck, Helena Palmer, Joana Palmer, Angelina Gabardo, Olga Cavalin, Angélica Ripka, Adélia Agostinho e Catarina Félix, que resolveram construir uma igreja dedicada a São Jorge. Divulgada, a notícia foi recebida com aplausos e entusiasmo por todas os moradores da vila São Jorge.
Planejamento Para a Construção da Capela
O saudoso Padre João Bagozzi, vigário da igreja do Portão é quem deveria atender a nova capela, cuja construção estava sendo planejada. Todavia, em face da exigüidade de tempo que dispunha, resolveu convidar o Sr. Arnoldo Schimidt, industrial e morador da Vila para trabalhar em prol deste empreendimento.
Aquisição de Lotes e Construção da Capela
Primeiramente, com o dinheiro de campanha, foi comprado um lote de terreno e, em seguida, Dona Morena, esposa do Sr. Arnoldo, doou outro lote (onde hoje está construída a igreja de São Jorge).
No terreno adquirido, os moradores levantaram uma capela de madeira, e depois nela construíram um pequeno altar e colocaram a imagem de São Jorge.
Inauguração da Capela
A data de 18/05/1958 foi um dia maravilhoso. Nesse dia, às 10:00 hs., quase todos os moradores da vila São Jorge reuniram-se em frente dessa capelinha para participarem de sua inauguração. Com muito entusiasmo, receberam o Padre João Bagozzi, que após a bênção da capelinha celebrou a primeira missa. No final da missa o Padre João Bagozzi, alegre e sensível com o povo, disse: “Eu inicio a caminhada, mostrando o rumo; e são vocês que construirão o templo material, mas sobretudo Deus quer que vocês sejam o “Templo Espiritual”.
Neste ambiente festivo e alegre, às 16:00 hs. a comunidade aplaudiu a chegada do prefeito de Curitiba, Mayor Ney Braga, e depois com alegria ainda maior a vinda do Arcebispo Metropolitano, Dom Manuel da Silveira D`Elboux.
O Sr. Arcebispo benzeu a pedra fundamental da futura igreja de São Jorge.
Inauguração da igreja
No dia 21/01/62, Dom Manuel da Silveira D`Elboux às 10:00 hs., celebrou a Santa Missa e benzeu a igreja de São Jorge.